Nivelamento

As ferramentas de modelagem de superfície no Autodesk Civil 3D incluem as genéricas, como pontos e linhas obrigatórias, bem como as ferramentas específicas de nivelamento de terreno com linhas de recurso e inclinações projetadas. Entender os pontos fortes e as limitações de cada ferramenta — e aprender como combiná-las — é a parte principal do aprendizado das práticas recomendadas de nivelamento.

Visão geral do nivelamento da linha do recurso

Criar um conjunto de linhas de recurso para definir a região nivelada como linhas obrigatórias de superfície e ajustar a elevação dos principais pontos para controlar a forma da superfície. Use esse método de nivelamento em áreas razoavelmente planas e amplas, como estacionamentos ou plataformas de construção. Ele também é muito útil em áreas com alteração rápida de elevações ou inclinações, onde normalmente seria necessário que as paredes fossem niveladas com êxito. Você pode adicionar ou remover linhas de recurso, e ajustar a sua localização em três dimensões, para obter uma inclinação precisa do projeto. Com este processo, é possível controlar a drenagem da água ou limpar geometrias difíceis em áreas como a intersecção de duas ou mais inclinações.

Visão geral do nivelamento de projeção da inclinação

Projete uma inclinação da linha de recurso até uma intersecção com uma superfície ou até uma distância, elevação ou diferença de elevação especificada. Use esse método de nivelamento para calcular linhas de recurso propostas com base em certos critérios. A principal vantagem do nivelamento de projeção é que os objetos de nivelamento resultantes permanecem fieis aos critérios originais, se a linha do recurso base for editada. Além disso, é possível editar os critérios, e o modelo de nivelamento reflete a alteração. Esse método funciona melhor quando você precisa manter relações entre as linhas do recurso.

Esta seção explica algumas técnicas de uso de cada uma dessas ferramentas para obter melhores resultados do Autodesk Civil 3D.